Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Icteridae
 Vigors, 1825
Subfamília: Cacicinae
 Bonaparte, 1853
Espécie: P. decumanus

Nome Científico

Psarocolius decumanus
(Pallas, 1769)

Nome em Inglês

Crested Oropendola


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Japu

O japu é um passeriforme da família Icteridae.

Conhecido também como fura-banana (Minas Gerais), japu-gamela (Bahia), japuguaçu, japu-preto e rei-congo, pela corruptela “recongo” (Maranhão) é também chamado de Guacho.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) psar = estorninho; e koloios = gralha; e do (latim) decumanus = grande, imenso. ⇒ Gralha ou estorninho grande.

Características

O macho mede de 46 a 48 cm de comprimento e a fêmea de 36 a 38 cm, pesam de 155 a 360 g. E de cor predominantemente preta, com o bico e a parte de baixo da cauda amarelos. O amarelo da cauda é precedido de um tom avermelhado. sua Iris possui um azul intenso.

Subespécies

Possui quatro subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de banana, mamão, tangerina e outros frutos. Nas proximidades de Pião/Sapucaia/RJ, em uma altitude de 900m., aparece na época da tangerina ponkan, pousa na árvore ou no chão para se alimentar desse fruto(observação pessoal de Béatrice Jenni).

Reprodução

Faz ninhos grandes e compridos em forma de bolsa, localizados em colônias, em árvores isoladas na borda de florestas ou clareiras. Geralmente seus ninhos localizam-se próximos aos de outras espécies de japus, porém não na mesma árvore. Cada colônia tem um macho dominante, cercado por subordinados que o ajudam a defender o território. Põe 1 ou 2 ovos verde-claros ou de coloração cinza, com pontos ou listras escuras, tendo 3 ninhadas por ano.

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum em uma série de hábitats, que vão desde florestas úmidas (tendendo a evitar regiões muito extensas de florestas de terra firme) a florestas secas, clareiras e áreas agrícolas com árvores altas espalhadas. É fácil de ver, sendo menos restrito a florestas do que outras espécies de japus. Vive na copa ou em suas proximidades, solitário ou em grupos pequenos, freqüentemente misturado a bandos maiores de japins ou outros japus.

Distribuição Geográfica

Quase todo o Brasil, com exceção de parte do Nordeste e de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Encontrado também no Panamá e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.

Referências

Galeria de Fotos